Cronochip

COPA CAPIXABA DE MOUNTAIN BIKE 2025 - ITABIKER

Data do evento: 27/09/2025

Hora do evento: 07:00

REGULAMENTO

ITA BIKER 2025


*A distância poderá ser alterada conforme condições locais.


O Ita biker 2025 é válido como 5ª etapa da Copa Capixaba MTB, segue o regulamento desta prova que será realizada nos dias 27 e 28 de setembro na Vila de Itaúnas, em qualquer que seja a condição climática do dia, desde que não ofereça riscos aos participantes.

Os atletas deverão estar no local de largada com meia hora de antecedência, devidamente equipados e aptos a participarem da prova conforme horário informado abaixo:

Todos competidores: 08:10 Alinhamento largada 08:30h – Largada

Data: 21 e 22/09/2024

Formato: XCM Sport e ultramaratona 2 dias Pró

Fonte oficial de informações do evento: www.casinhadeaventuras.com.br

Horário de largada: começo do alinhamento às 08:10h, veja a programação dos horários, distância dos percursos entre outras informações no site www.casinhadeaventuras.com.br



REGRAS GERAIS DO EVENTO


A) Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.

As inscrições serão realizadas pela plataforma Cronochip, mas todas as informações do evento, inclusive o link para inscrições estão em nosso site www.casinhadeaventuras.com.br fonte oficial do evento.

A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

A prova para o percurso pró acontecerá em dois dias sendo uma no sábado e outra no domingo, vale a soma de tempo dos dois dias para a classificação.

B) Hidratação – É de responsabilidade do atleta se manter hidratado adequadamente. A organização distribuirá hidratação nos percursos, no período e pontos específicos divulgados no site www.casinhadeaventuras.com.br.

C) Percurso – O competidor é obrigado a permanecer na trilha designada pela organização, sob pena de punição ou desclassificação para quem burlar o percurso. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade do atleta ter conhecimento e permanecer no percurso designado. As informações de todos os percursos serão divulgadas no site www.casinhadeaventuras.com.br

D) Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros. As equipes podem dar apoio aos seus atletas desde que se cadastrem junto a organização e fiquem em um local especificado pela organização do evento, cada equipe terá direito a 3 pessoas como apoiadores devidamente uniformizadas.

 

E) Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.

F) Recursos – Os recursos de qualquer natureza devem ser submetidos em até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados, que é feita pela organização em um painel designado especificamente para este fim. Os recursos devem ser submetidos por escrito e assinados pelo acusador. Acusações formais contra outros atletas também devem ser feitas por escrito e descrever o caso com precisão. Todos os recursos serão ANALISADOS pelo Colégio de Comissários e pelo organizador. A decisão do Colégio de Comissários é final e inapelável.

G) Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade mínima será sempre de dois minutos. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver) e/ou pontuação de ranking (quando houver), o COLÉGIO DE COMISSÁRIOS poderá dar outra punição caso julgue necessário em concordância com o regulamento UCI/CBC/FMC. Aliás.

H) Tempo Limite – O tempo limite de cada percurso será de 5 (cinco) horas após o início da prova, a partir de sua largada. O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará automaticamente desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período. O atleta não terá direito a medalhas após ultrapassar o tempo limite da prova.

I) Cronometragem – Caso os chips eletrônicos utilizados na cronometragem da prova sejam retornáveis, os mesmos deverão ser devolvidos imediatamente após o término da competição. Para este caso, cada atleta recebe um chip vinculado ao seu CPF e se responsabiliza pelo mesmo. Os atletas que não devolverem o chip estão sujeitos a receber multa e cobrança via boleto no valor de R$ 30,00. Casos de chips perdidos durante a prova ou não previstos neste regulamento serão analisados individualmente pela organização. O Chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para um funcionário da organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, neste caso, o responsável pelas consequências. O atleta tem até três (03) dias úteis após a prova para entrar com um requerimento de correção de cronometragem através do e-mail de contato da organização (sidaomtb@gmail.com).

J) Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus, dinheiro e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, perderá o direito aos prêmios. Prêmios de nenhuma espécie serão entregues posteriormente ao momento designado para tal, mas caso o mesmo não compareça a cerimonia de premiação, sua pontuação será creditada. É obrigatório o uso de Tênis (ou sapatilha), camisa e bermuda de ciclista na cerimônia de premiação caso contrário o atleta não terá direito de subir no pódio mas poderá retirar seus itens de direito da premiação. Caso o atleta tenha direito a premiação em dinheiro, deverá solicita-la pós prova em um prazo de até 15 dias através do e-mail sidaomtb@gmail.com após esse prazo o atleta perde a sua premiação.

L) Kit do atleta, troca de atleta, troca de categoria e reembolso de inscrição – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de

 

documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, basta solicitar através do e-mails sidaomtb@gmail.com informando o nome e categoria do atleta e o nome e documento da pessoa que vai retirar. Reembolso da inscrição somente quando solicitado 28 dias antes da prova, após esse prazo o atleta perde a inscrição, mas terá direito a retirar o kit no dia, até 15 dias antes do evento o atleta poderá passar sua inscrição para outro atleta, após esse prazo não há essa possibilidade. O atleta pode trocar de categoria até 08 dias antes do evento sem nenhum custo, após esse prazo o atleta deverá pagar uma taxa de R$ 20,00 para a troca.

M) Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização (em anexo no final do regulamento).

N) Comprovante de Inscrição – Juntamente com o termo de responsabilidade é obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição que recebe de acordo com a plataforma de inscrições www.cronochip.com.br como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com o site responsável através do fale conosco.

O) Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.

Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

A confecção de vestuários para os kits é baseada na informação fornecida pelo atleta no cadastro na plataforma Cronochip.

Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da CORRIDA obrigatoriamente com autorização, por escrito, do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade que será retido pela Comissão Organizadora no momento da retirada.

P) A participação do (a) atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova.

O acompanhamento dos (as) atletas por treinadores/assessoria, amigos, etc, com bicicleta e outros meios (pacing), resultarão na desclassificação do participante. Na hipótese de desclassificação dos primeiros colocados, serão chamados os classificados com melhor tempo, sucessivamente.

Q) Danos Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabilizará por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham a sofrer durante a participação no evento.

 

R) Numeração – O número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de 5 minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.

S) Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.

T) Condições Físicas dos participantes e Serviços de apoio na Corrida:


Artigo 31º. Ao participar da prova, o (a) atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.

Todos (as) os (as) atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos (as) atletas.

O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.

O diretor de prova poderá, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento.

Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança que será garantida pelos órgãos competentes.

O (a) atleta ou seu (sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

A prova será realizada com restrição PARCIAL ao trânsito de veículos. Mesmo assim, o atleta sempre deverá estar atento aos outros atletas, respeitar o regulamento de trânsito e ser cordial sempre que possível com seus oponentes, organização e público.

U) Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas UCI/CBC e/ou FESC. Das decisões tomadas pelo Colégio de Comissário não caberão recursos futuros.

V) A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.


W) Itens proibidos: Proibido o uso de fones de ouvido, meia de compressão, meias que passem da metade da canela, camisas com as cores arco íres símbolo exclusivo da UCI, camisas que não as de iclista, pernito, calça, aparelhos eletrônicos e filmadora.

X) Vestimentas do atleta: O participante é obrigado a participar da prova com as vestimentas típicas do esporte, Bermuda ou bretele e camisa de ciclista, no pódio também é obrigatório esta uniformizado.

1.2 REGRAS DE IDENTIFICAÇÃO E CATEGORIAS


A) Na entrega de kits, cada atleta receberá 1 placa numérica para ser fixada na bicicleta na prova de Mountain Bike.

 

B) Em cada uma das categorias, o atleta precisará estar identificado com seu número ou placa de participação. Caso o (a) atleta seja identificado sem as devidas identificações em qualquer uma das transições durante a prova, serão acrescentados 5 minutos ao seu tempo final de prova.

Fica expressamente proibido o participante ceder seu número para outra pessoa, ficando o mesmo responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.

D) Tabela de identificação de cada categoria: As informações como mapas e distâncias de cada categoria ficam disponíveis na página do evento no site www.casinhadeaventuras.com.br

E) Nas categorias duplas, em provas de maratona, um não pode chegar mais que um minuto a frente de seu companheiro, caso aconteça a dupla será punida com acréscimo de tempo ou até a desclassificação, a escolhe cabe ao diretor de prova, em provas de cross country, não precisam chegar juntos, valerá o tempo somado dos dois.

F) Ainda nas categorias duplas, é permitido correr com bicicletas Tandem


G) Atletas federados são obrigados correr nas suas categorias de acordo com regulamento FESC/CBC


H) Na categoria Tanque de Guerra os atletas terão seu peso conferido na entrega dos kits onde deverão pesar no mínimo 90kg.

I) Categorias Oficiais: Super Elite (Elite masculino e sub 23), Elite Feminino, Master Feminino Pró, Sub 30, Máster A1, master A2, Máster B1, Máster B2, Máster C1, Máster C2 e Máster D (essa categoria corre no percurso sport). Nas categorias Super Elite Masculino e Elite Feminino só podem correr atletas federados.

1. MODALIDADES

O Ita Biker 2025 terá 02 (dois) percursos disputados em terrenos diferentes e variados (terra, pedras, cascalho, asfalto, lama, areia etc.), sendo dois deles no sábado onde só a Pró corre e outro no domingo para Pró e Sport. As distâncias dos percursos assim como informações dos mesmos estão disponíveis em nosso site www.casinhadeaventuras.com.br.

A) As ordens de classificação e de premiação dos atletas obedecem à categoria de inscrição.

B) As colocações em cada categoria serão definidas pela apuração do tempo líquido gasto por cada competidor para completar os dois dias de percurso no caso da pró e um dia no caso da Sport, definido e determinado pelos tapetes de cronometragem.

C) É obrigatório o uso dos números fornecidos pela organização, sendo estes:

- Número frontal da bicicleta;

2.1. MOUNTAIN BIKE

A) É obrigatório o uso de bicicleta do tipo Mountain Bike. Não é permitido o uso de clip no guidão. O apoio lateral de guidão (bar end) é permitido, mas não poderá exceder 13 cm. O pedal clip é permitido e indicado.

B) O competidor deverá terminar a prova com mesma bicicleta que iniciou. Em caso de quebra, o competidor deverá carregá-la até a linha de chegada para premiação.

C) Ultrapassagem – O atleta mais lento é obrigado a facilitar a ultrapassagem do atleta mais rápido ao receber a solicitação do mesmo caso sejam de categorias diferentes. Porém, se durante a corrida dois atletas da mesma categoria estiverem disputando posição, o atleta que ocupa a posição da frente

 

não tem a obrigação de abrir caminho. Vale ressaltar, entretanto, que este atleta não pode interferir completamente ou impedir o progresso do outro atleta.

D) Vácuo – o vácuo é permitido.



E) O atleta que completar 80% do percurso terá direito aos pontos de sua classificação, mas em caso de pódio ele não terá direito a premiação, isso se aplica as provas de Cross Country, nas de maratona é obrigatório a conclusão de 100% do percurso para ter direitos.

F) O atleta que for flagrado jogando lixo no percurso fora da área de descarte será punido com a perda de 2 pontos no campeonato ou até mesmo a exclusão da prova, essa decisão é dos comissários variando de caso a caso.

3. PREMIAÇÃO

3.1. Os 5 (cinco) primeiros atletas de cada categoria no Pró e no Sport, recebem troféus.


3.2. Os 400 (quatrocentos) primeiros atletas que completarem a prova dentro do tempo limite receberão medalha de conclusão da prova. Não serão entregues medalhas aos atletas que chegarem após o tempo limite de 5 horas no MTB.

3.3. Não haverá entrega de prêmios após a data da premiação.


3.4 No fim da temporada somente os três primeiros de cada categoria tem direito a troféus e o primeiro além do troféu um certificado.

3.4 Para ter direito a premiação, o atleta é obrigado a subir ao pódio calçado e de camisa, de preferência da sua equipe.

3.5 O pagamento da premiação em dinheiro se dará através de Pix em conta fornecida pelo atleta até através do e-mail sidaomtb@gmail.com até 10 dias após a prova.

3.6 A cerimônia de premiação é feita assim que as categorias vão formando os 05 primeiros.


4. RESULTADO DA PROVA E RECURSO


Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e apresentados, para avaliação dos atletas interessados.

Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial. Somente serão aceitos recursos por escrito. Não serão aceitos recursos coletivos.

O atleta tem até três (03) dias úteis após a prova para entrar com um requerimento de correção de cronometragem através do e-mail de contato da organização sidaomtb@gmail.com

O comissário FESC/CBC é quem homologa os resultados e a organização do evento acatará imediatamente qualquer decisão sobre resultado tomada por eles.

5. PAGAMENTO


A) As inscrições serão feitas somente pelo site.


B) Prazos para confirmação de pagamento:


- Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema.

 

C) Os pagamentos feitos com boleto pagos após do vencimento não serão reconhecidos.

6. SUSPENSÃO, ADIAMENTO E CANCELAMENTO DA PROVA.

6.1 A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da prova, iniciada ou não, por questões de segurança pública, clima, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.

6.2 Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da prova (iniciada ou não) por questões de segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade para a Comissão Organizadora.

6.3 Na hipótese de cancelamento da inscrição optada pelo atleta, não haverá devolução do valor de inscrição.

7. EQUIPES


7.1 Cada equipe deverá indicar um chefe e um suplente, em caso de recurso, somente esses mais o atleta envolvido poderão se dirigir a organização.

7.2 A equipe que tiver apenas um atleta no dia do evento, esse será o responsável por ele mesmo.


7.3 Classificam para o desafio das equipes no fim do ano as cinco equipes mais bem classificadas durante a temporada, a mesma deverá informar a lista dos participantes no desafio com no máximo duas semanas antes da prova

7.4 Caso no dia do desafio um dos participantes não apareça, a equipe poderá substituir o mesmo desde que informe a organização, caso não tenha substituto, a mesma poderá correr desfalcada.

7.5 Só terá direito a pontuação a equipe que tiver no mínimo 4 atletas.


7.6 Só terá direito a pontuação a equipe que se cadastrar através do formulário fornecido pela nossa organização.

7.7 Somente os 05 atletas mais bem classificados da equipe terão direito a pontuação, ex. Se a equipe tem 11 atletas e os 11 chegam à zona de pontuação, o pior resultado será descartado a soma dos dez será a pontuação da equipe na etapa.

7.8 Na final a pontuação será zerada e vale o resultado de pista.


7.9 Caso o atleta na atual temporada mude de equipe depois de já ter participado pelo menos de uma prova, não poderá mais somar pontos para a nova equipe, somente na temporada seguinte.

8. PONTUAÇÃO INDIVIDUAL DA COPA CAPIXABA MTB


1º 25 pontos - 2º 20 pontos – 3º 18 pontos – 4º 15 pontos – 5º 12 pontos – 6º 09 pontos – 7º 07 pontos

– 8º 05 pontos – 9º 03 pontos – 10º 02 pontos – 11º 01 ponto


9. ITENS PROÍBIDOS


1. Camisas com as cores do arco íris, símbolo exclusivo da UCI, uso exclusivo do campeão mundial. Camisas de clubes de futebol.

2. Proibido o uso de meias longas, ou seja a meia deverá estar até o meio da canela, materiais de compressão, pernito e calça. Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, fones e câmeras filmadoras, caso tenha algum atleta filmando a prova sem autorização prévia do

 

comissário o atleta esta sujeito a desqualificação, caso seja mídia, solicite a autorização para filmagens para nossa organização.

3. O atleta deverá estar com roupa de ciclista, camisas com mangas e bermudas acima do joelho.

4. Esta liberado o uso de camisas de manga longa e manguito.

10. E-BIKES


Seguiremos as regras internacionais abaixo que são as básicas para E-MTB: - E-MTB é reconhecida como duas fontes de energia sendo potência do pedal e um motor elétrico que só fornece assistência quando o ciclista está pedalando;

As bikes estão com as velocidades liberadas;


É permitido usar somente uma bateria a prova toda;


As E-bikes largam na frente das categorias Sport


11. CRITÉRIOS DE DESEMPATE NO CAMPEONATO

1º Aquele que tiver participado de mais etapas do campeonato.

2º Aquele que tiver a melhor colocação em todas as etapas começando com o maior número de vitórias na temporada, seguido de segundos lugares e assim consecutivamente.

3º A última etapa do campeonato terá peso de desempate, caso os dois participem da última etapa valerá o resultado da prova para critério de desempate.

4º Caso mesmo após todos os critérios mencionados os mesmos ainda continuem empatados, será declarado o empate.

Termo De Responsabilidade


Eu, "identificado no cadastramento da inscrição", no perfeito uso de minhas faculdades, DECLARO para os devidos fins de direito que:

1. Estou ciente de que se trata de uma prova de corrida de Mountain Bike com distâncias diferenciadas.


2. Estou em plenas condições físicas e psicológicas de participar desta PROVA e estou ciente que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar atividades físicas.

3. Assumo, por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas consequências pela participação nesta PROVA (que incluem possibilidade de invalidez e morte), isentando, seus organizadores, colaboradores e patrocinadores DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou físicos, que porventura venha a sofrer, advindos da participação nesta PROVA.

4. Li, conheço, aceito e me submeto integralmente a todos os termos do regulamento da PROVA.



Assinatura do Participante



Nome Completo:   Documento de Identificação: